Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Advogados querem apertar prazos de acordo do Ministério Público com INSS

Medida foi assinada nesta segunda-feira (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Acordo firmado nesta segunda (16) pelo Ministério Público Federal e pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com o objetivo de diminuir prazos para realização de perícias médicas e concessão de benefícios foi recebido com ressalvas por advogados especialistas no assunto.

A medida prevê de 30 a 90 dias para o INSS concluir os processos, mas sem contar o tempo necessário para as perícias, que podem levar 45 dias até ficar prontas. “O ideal seria cumprir todo o processo em 90 dias”, diz Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

A ideia é que os prazos comecem a valer seis meses após a homologação do acordo pelo Supremo Tribunal Federal. Para Carlos Amorim, sócio do escritório Martinelli, a pressão das ações em andamento sobre os tribunais continuará se os prazos não começarem a valer logo.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.